sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Hiper fã dos 7 irmãos!
Leiam o que ela nos enviou...
"olá,
não consigo explicar, ou melhor, não tenho palavras para descrever o quão fantástica é esta coleção.
leio um livro, leio dois, leio três, leio quatro, leio cinco, leio seis, leio sete, leio oito, leio nove, leio dez, leio onze...e caramba não me canso, NUNCA!
acho que melhor projeto que este não podiam ter arranjado. adoro todos os livros em especial os da Mónica e os do Miguel.
continuem sempre a escrever, trarão alegria, emoções, felicidades, infelicidades (no bom sentido), serão tantos os sentimentos que..que..que.. terão imenso sucesso.
é por causa disso, de todas essas emoções que vocês transmitem no papel, e pela maneira como escrevem com a caneta, que transmite exatamente a realidade da vida.
obrigado por me mostrarem a ainda mais a gostar de ler, a inspirarem-me para reagir em algumas situações, obrigado por escreverem esta coleção!
OBRIGADO e continuem sempre,
beijinhos Margarida e Maria João"
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Os finais dos livros...
Final do 1º livro – Maria, os segredos da irmã mais velha
A Maria teve mesmo um acidente... Caiu do cavalo e partiu uma perna. Será que isto vai afectar os seus sonhos em relação ao ballet? Bom, a verdade é que, depois disto e de passar muito tempo em recuperação, o ballet deixou de poder ser o sonho que antes fora. Isso iria exigir muito da Maria e, como já perceberam, ela tem interesse por muitas coisas diferentes! Mas uma decisão está tomada - largar o ballet, nunca!!! E o João Pedro? O tímido e calmo namorado é, para a Maria, mais do que isso - é um verdadeiro amigo. E isso torna a relação entre eles ainda mais forte! E o Hugo, querem vocês saber, não é? Bom, ele é inteligente e percebeu que não valia a pena estar a tentar separá-los. Não ficou muuuuuuuuito amigo do JP, mas passou a aceitá-los!
Final do 2º livro – Miguel nunca desiste
A verdade é que o Julio (lembram-se do espanhol que o queria levar para a equipa juvenil do Barça?) não descansou enquanto não teve a certeza de que alguém olhava para o Miguel e via o extraordinário jogador que ele é. E, falando com um amigo de longa data, conseguiu que a Associação de Futebol de Santarém o pusesse a jogar. Não está a ser fácil, pois isso implica viagens e treinos mais intensos, mas o Miguel... nunca desiste! E a verdade é que também não desiste da Rita, mas isso calculamos que vocês já tivessem adivinhado.
Final do 3º livro – Mónica, a Maria-rapaz
Calculamos que estejam a pensar o que terá acontecido à Mónica ao chegar a casa vinda do campo de férias... Claro que a Estrelinha ficou, embora o Mister não tenha achado graça nenhuma. Mas, como boa roedora que é, tem uma gaiola para viver sem "destruir" a casa. O tal mistério... É que a Maria combinou em segredo com os pais candidatar-se a uma escola nos Estados Unidos para fazer lá o 12º ano. E entrou!!!
Final do 4º livro – Maria Atravessa o Atlântico
Depois de receber a extraordinária prenda de todos naquele aviãozinho que sobrevoou a casa, a Maria está a braços com uma decisão: ficar nos Estados Unidos, ou voltar para Portugal e abandonar o projecto de estudar um ano fora de Portugal? A verdade é que a Maria, embora esteja cheia de saudades, lhe custe estar longe e tenha hesitado muito, acaba por decidir permanecer em casa da família Davis. É uma experiência a não perder!
Final do 5º livro - Mariana e Manuel, Gémeos em Sarilhos
Como já devem ter adivinhado, a Mariana foi apanhada a tentar tirar o tal "osso"... Não conseguiu! Mas deu cá uma confusão...!
Mais notícias?... No próximo, o segundo do Miguel!!!
Final do 6º livro - Miguel Contra-ataca
É isso mesmo que estão a pensar...
O Miguel regressa aos treinos, não pode ser de outra forma! Vai voltar a ser um lutador!!!
Tem com ele os amigos verdadeiros, onde o Sérgio se destaca - vai ser ele a recebê-lo naquele dia, ao entrar no hotel...
O 7º livro e seguintes...
Pois é, queridos leitores, vamos deixar os finais sempre dentro dos livros seguintes. Torna tudo mais dinâmico, embora vos faça sofrer um bocadinho. Desculpam-nos? Esperamos que sim!
Um beijo para cada
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Pura magia... pela Inês
Inês
Obrigada nós!, Inês...
Um beijinho nosso para ti!
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Manuel e Mariana numa curva do caminho
domingo, 2 de dezembro de 2012
A Maria contou-nos como é ler os 7 irmãos
Penso que as escritoras sabem bem as dúvidas, as inseguranças, as aventuras, os amores e os desamores vividos.
Os problemas na escola e as relações entre irmãos e pais de um adolescente.
Espero que esta colecção nunca acabe, pois faz-nos viver um dia de cada vez e enfrentar os nossos problemas.
Queria por último dizer que por vezes prefiro ler um livro desta colecção do que passar horas colada a um computador ou a uma televisão.
Maria
terça-feira, 27 de novembro de 2012
A mensagem da Luísa
Adoro a vossa coleção: é jovem, inspiradora, divertida...
É como se visse a minha vida retratada num livro.
Acho a vossa escrita muito moderna, super adequada aos dias de hoje, enfim, é algo imperdível.
Identifico-me com a Maria e admiro a sua responsailidade, gosto do estilo desportista do Miguel, acho piada à Maria-Rapaz da Mónica, farto-me de rir com as partidas da Mariana, gosto da inteligência do Manuel, divirto-me com a mimada da Margarida e fico enternecida com a Madalena.
É uma coleção fascinante,tão real... Enfim, nem mil e uma palavras chegariam para descrever o quão interessante é ...
Continuem, por favor, a escrever, alimentando assim o meu prazer pela leitura, e não o deixem acabar.
Continuem a ser as excelentes escritoras que já são,
espero que venham muitas vezes à minha escola,
Da fossa GRANDE fã,
Luísa
domingo, 25 de novembro de 2012
Mais um comentário que comove...
não sou tão boa como vocês a escrever, mas vou tentar dar o meu melhor ao explicar o sentimento que vocês transmitem a todos os leitores dos 7 irmãos.
eu falo por mim, AMO a coleção.
todas as vibrações, os pensamentos, as atiudes e os sentimentos são a cara de tudo aquilo que eu vivo na escola, em casa e com os meus colegas...
adoro os livros da mónica, da maria e do miguel.
ao ler os livros, sinto todas aquelas emoções que vocês escrevem no papel e deixam-me sempre com o "apetite" de ler mais!
nunca, mas nunca deixem de escrever esta coleção. (:
beijinhos para as minhas escritoras preferidas.*
(comentário anónimo)
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Recebemos esta mensagem da Mafalda
Olá, não sei o quanto vos posso agradecer!!!!
Tenho 14 anos e amo a coleção dos 7 irmãos!! Esta coleção parece a minha vida escrita, os problemas, as inseguranças, as dúvidas, as alegrias, os sonhos...
Apesar de gostar de todos os irmãos, a minha favorita é a Mónica, sou bastante parecida com ela, literalmente. Eu também era maria-rapaz, mas, com o tempo e como a Mónica, fui-me tornando mais maria e menos rapaz (como vocês escrevem no livro). Adoro animais como ela, e desporto então... nem se fala!! Tenho as mesmas dúvidas, problemas, sonhos, interesses... que a Mónica!!!
ADORO-AAAAAAAAA!!!!!!!!!! E À COLEÇÃO TODA!!!
Muito obrigada, vocês mostraram-me o giro e lindo que pode ser ler, e já me ajudaram a resolver muitos problemas de adolescente... só tenho que vos agradecer!! Espero que a coleção não acabe tão cedo!!!!!! Sou uma GRANDE fã!!! Espero que não parem tão cedo!!!
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Mónica, uma montanha de emoções
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Miguel contra-ataca
Quase a entrar em férias grandes, o Miguel vê o seu principal sonho desmoronar-se… ou talvez não! Será isto suficiente para que perca o desafio e se deixe vencer pelas adversidades da vida? Ou será ele capaz de se lançar num poderoso contra-ataque?
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Mariana e Manuel, gémeos em sarilhos
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Maria atravessa o Atlântico
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
E Agora, Rafa?
Tantas são as emoções no Rafa, como tantos são os irmãos Machado que nesta história o acompanham na aventura difícil que tem pela frente. Aos onze anos, o mini craque de futebol perde o pai e tem de aprender a tornar-se o Homem da casa. Porém, a casa do Rafa torna-se numa casa triste, quando a tristeza era uma palavra que, até aí, não fizera parte do seu dicionário.
Como voltar a apagá-la das paredes, do coração e da vida? A resposta está na força incrível dos irmãos Machado, na escola, no futebol e na capacidade de algumas histórias que ouvimos nos fazerem voar por cima das coisas más. É verdade que há sempre alguém especial e há sempre ideias especiais vindas de quem menos se espera… O Rafa vai descobrir por si próprio que, esse alguém e essas ideias, o farão sentir-se a pessoa mais importante do mundo. Como? Só mesmo provando a receita infalível de quem nunca desiste de surpreender tudo e todos à sua volta. Ou será que, desta vez, o feitiço se vira contra o feiticeiro, e as coincidências acontecem porque são, precisamente, apenas coincidências?
Em Outubro - E Agora, Rafa?
Mónica, a Maria-rapaz
A Mónica, a terceira irmã da família Machado, é uma desportista nata. A BTT e o futebol, paixão que partilha com o irmão mais velho, o Miguel, são os seus desportos favoritos. Adora animais e até conseguiu que a sua grande família recebesse mais um elemento, o Mister, um cãozinho rafeiro que ela adoptou, e a leva a pensar que a profissão de veterinária poderia ser uma boa escolha.
A Mónica, que é uma Maria-rapaz despachada e bem-disposta, acaba de conhecer o Filipe, com quem partilha os mesmos gostos e que a desconcerta com a sua sinceridade e amizade. Mas ela ainda pensa no Paulo, que um dia lhe dedicou uma música… O coração baralha-se!
Na vida da Mónica, durante o 8º ano, acontecem muitas coisas. As suas grandes amigas, Sofia e Carlota, são muito diferentes e acabam por a fazer vive problemas bem complicados na escola. Mas, como sempre a opção será dela, e a Mónica nem sempre sabe o que escolher e como resolver… É difícil ver bem as situações quando estamos dentro delas, a Mónica não é excepção!
Miguel nunca desiste
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Maria, os segredos da irmã mais velha
domingo, 2 de setembro de 2012
Mais uma mensagem da Marta!
"Esta coleção ensina-nos a ler uma mensagem muito bonita (a familia é o mais importante de tudo) e eu concordo. Vou guardar esta coleção no lugar mais profundo do meu coração. Esta coleção é um verdadeiro tesouro. Se calhar vou deixar que os filhos, os meus netos e bisnetos. Esta coleção é mesmo fantástica.
bjs às minhas autoras preferidas."
Marta Bernardo
A Marta Bernardo fez acrósticos para esta família!
"Trago-vos uma surpresa: acrósticos com os nomes dos 7 irmãos!!!!!
Maravilhosa
Amável
Risonha
Inteligente
Amiga
Maravilhoso
Inteligente
Grande
Ursinho
Engraçado
Lindo
Maria-rapaz
Otimista
Natural
Incrível
Ciclista
Amiga
Matreira
Amalucada
Radical
Incrível
Amiga
Nervosa
Alegre
Máquina
Astuto
Nobre
Único
Enciclopédia
Leitor
Mimada
Amável
Risonha
Grande
Amiga
Respeitável
Inteligente
Duende
Amigável
Maravilhosa
Amiguinha
Duende
Amável
Linda
Engraçada
Natural
Alegre"
Marta Bernardo
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Que ternura...
Esta, da Mariana, deu para que a emoção desse um nó na garganta, dos bons, claro! Leiam:
"Olá queridas autoras! Confesso que estive um pouco afastada desta grande família... Fiz uma pausa para me dedicar à leitura de outros livros, também bastante interessantes. Tenho 15 anos, porém esta coleção fascina-me por completo... Não consigo desistir dos Machado! Mas acima de tudo, não consigo fugir à deliciosa leitura que vocês me proporcionam! Há muito tempo também que não deixava aqui nenhum comentário... Decidi deixar hoje para vos dizer, com sinceridade, que esta é sem dúvida uma colecção que, daqui a uns anos, mostrarei aos meus filhos... E quem sabe aos meus netos? :) Um grande, grande beijinho!"
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Se a Mariana ainda fosse mais traquinas, era assim!
Vejam lá como a Bia conseguiu atrapalhar todos com uma Mariana incrível:
Na casa da família Machado todos haviam estado doentes. Todos, menos a Mariana, a mais traquinas dos sete irmãos. Durante uma semana, nem pais nem filhos saíram de casa. Para não ter de ir à escola, Mariana fingiu estar doente. Alice mandou Mariana medir a febre com o termómetro, enquanto esta ia preparar um chá.
Mariana, esperta como era, pegou no termómetro e encostou-o ao aquecedor do seu quarto. Quando Alice chegou viu a temperatura do termómetro: 39º de febre! Mariana foi logo recambiada para a cama. Alice preparou-lhe uma canja e um almoço de peixe e batatas cozidas, coisa que Mariana odiava.
Comeu o almoço a custo e deitou-se na cama a ler um livro. Mas ler não a entusiasmava, tinha de fazer alguma coisa: pregar uma partida.
Alice anunciou a Mariana que ia deitar o lixo no caixote da esquina da Rua do Girassol. Aí, acendeu-se uma luz na cabeça da Mariana. O caixote do lixo ainda era um bocado longe, e por isso viu que tinha tempo de pregar uma partida a cada um dos irmãos e até aos pais.
Foi ao quarto do Miguel e do Manuel e fez umas traquinices: ao Miguel furou a bola de futebol preferida com um prego da caixa de ferramentas do pai, e deitou a calculadora do Manuel pela sanita abaixo. Em seguida, entrou no quarto da Mónica e da Margarida e fez o seguinte: escondeu o coelho que os pais tinham dado recentemente à Mónica no armário da sala de jantar e escondeu a Barbie que haviam dado à Margarida no dia de anos. Já no quarto da Maria, Mariana não sabia o que fazer. Olhou para todo o lado e na cama viu o telemóvel da irmã. Agarrou nele e apagou todas as mensagens do J.P. que Maria guardava religiosamente. Acabou o serviço e dirigiu-se ao quarto dos pais, onde também dormia a Madalena. Á pequenina tirou o urso de peluche, à mãe a caderneta do banco e ao pai a chave inglesa que se encontrava na garagem.
Depois do trabalho feito, enfiou-se na cama e esperou pela Alice.
Entretanto os irmãos e os pais chegaram a casa. Pousaram as pastas e os casacos e foram para os quartos.
Quando aos pais chamaram para jantar todos os irmãos chegaram à mesa a barafustar uns com os outros:
– Furaram a minha bola! – disse o Miguel.
– Não sei da minha calculadora! – queixou-se o Manuel.
– Ucho! – choramingou a Madalena pedindo pelo urso.
– A minha Barbie! – gritou a Margarida.
– As minhas mensagens foram apagadas! – queixou-se a Maria.
Para não ficar atrás a Mariana disse também:
– O dinheiro do meu mealheiro foi-se!
– O meu coelho sumiu! – lamentou-se a Mónica.
O Mateus e a Teté tentaram acalmar os filhos mas tudo começou de novo:
– Alguém mexeu no meu telemóvel! – disse a Maria.
– Esta casa é uma barafunda! – criticou o Miguel.
Os pais entreolharam-se. A Teté afirmou:
– Realmente, Mateus, também não sei da minha caderneta do banco.
– Pois Teté a minha chave inglesa também evaporou.
No meio do caos, irrompeu Alice com um caixote de arrumações nas mãos. Depois de todos se calarem, Alice interveio:
– Estive a fazer umas arrumações nos quartos e encontrei estas coisas.
Nesse momento Alice tirou da caixa uma Barbie, um urso de peluche, um prego, uma caderneta do banco e uma chave inglesa.
Naquele instante ouviu-se um barulho que parecia vir do armário dos panos. A Mónica aproximou-se e abriu o armário. De lá saiu o seu coelhinho aos saltos.
Toda a família se virou e gritou:
– Mariana!
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Uma Mariana e uma mensagem deliciosa...
"Olá. Também me chamo Mariana, apesar de não ser tão asneirenta como a própria...
Sou semi-nova nisto.
Não conhecia a coleção mas o 1º livro que arranjei (Miguel, nunca desiste) foi numa espécie de "feira de troca de livros" na escola, em que alguem o tinha deixado lá, e trocado por algum outro; grande parvo/a!!!
Li-o aí umas 3 vezes. Depois, tendo conhecimento do resto da cole
Devoro-os em média em 2 dias cada um.
Já só me faltam: Maria, atravessa o Atlântico; Miguel, contra-ataca e Família Machado, uma equipa fantástca.
Será que têm em mente algum livro da Madalena, por exemplo "Madalena, a ciganita", talvez nesse possam incluir uma imagem da Alice (gostava de a "conhecer").
Quem me dera fazer parte desta família!..."
Já fazes, Mariana, bem-vinda!!!
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Pedro Caetano Carvalho - o 10º livro e uma opinião linda...
“Uau!” é o que descreve numa só palavra o décimo volume da coleção “7 Irmãos”, de Maria João Lopo de Carvalho e Margarida Fonseca Santos!
A coleção “7 Irmãos” é uma coleção muito especial. É “a coleção preferida dos adolescentes” e não é por acaso, e para o provar foi a nomeação para os prémios “SPA/RTP”, para o oitavo volume “Mariana e Manuel, numa curva do caminho”.
Esta coleção retrata a vida de uma família numerosa – as suas aventuras e desventuras, o seu dia-a-dia – à medida que cresce. Esta coleção está repleta de coisas que nos podiam acontecer a nós! São coisas quase reais e palpáveis! Nós, leitores, sentimos que a família Machado existe mesmo! Tornamo-nos amigos deles, habituamo-nos à sua rotina como se a ela pertencêssemos e isso é uma das coisas que torna esta coleção tão fantástica!
À medida que a coleção avança, os nossos grandes amigos vão crescendo e amadurecendo e também os temas abordados nos livros.
Este livro, “Família Machado, uma equipa fantástica”, é o livro mais emocional da coleção, e para os leitores que estão muito ligados á família, vai ser quase impossível não derramar uma lágrima! Foram muitas as vezes que senti uma angústia enorme no coração com medo do que pudesse acontecer! Tremia ao virar de cada página e engoli o livro num instante para saber o que aconteceria a seguir! É, até agora, para mim, o melhor livro da Família Machado! Superou todas as minhas expectativas! É mesmo um livro cativante!
E as autoras conseguiram, mais uma vez, deixar-nos muito entusiasmados e ansiosos pelo próximo volume da colecção! Até lá, relemos as peripécias dos nossos melhores amigos e esperamos que não nos preguem mais nenhum susto tão grande como o que nos pregaram neste livro!
domingo, 19 de agosto de 2012
Um comentário delicioso, ora leiam...
Eu adoro os 7 irmãos!
Considero-me uma mistura de todos os irmãos! Tenho um pouco da Maria: pois tem segredos parecidos com os meus! Se calhar é típico nos adolescentes... Tenho um pouco do Miguel: porque ele vê as pessoas como elas são por dentro, não as julga pelas aparências, mas sim pelo que são! Tenho um pouco da minha Machado favorita, a Mónica: adoro andar de bicicleta!!! Dos gémeos sou uma mistura: não salto de asneira em asneira nem de conhecimento em conhecimento, é mais de asneira em conhecimento... Da Margarida, para além de ser um pouco mimada também sou um pouco reservada (como ela). Da Madalena só tenho um pouquinho: sou morena. Não é grande coisa, mas...
Ana Maria
segunda-feira, 9 de julho de 2012
domingo, 1 de julho de 2012
sexta-feira, 8 de junho de 2012
A colecção 7 irmãos apoia a Selecção Nacional!!!
domingo, 3 de junho de 2012
O comentário da Ana Filipa!
Beijocas da Ana Filipa e claro continuem a escrever muito e a deliciar-nos com as vossas histórias!"
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Sinopse do 10º livro!
Vão ter uma extraordinária surpresa com este livro, que vai ser uma espécie de comemoração...
Vamos deixar que a descubram!!!
Família Machado, uma equipa fantástica
Como é ser-se mãe e pai de 7 filhos? Já pensaram? Comandar um barco com tantos passageiros de feitios, gostos e personalidades diferentes? Nem sempre o mar está calmo e a Teté e o Mateus enfrentam neste livro uma forte tempestade. Todos temos os nossos problemas, mas por vezes é preciso apagá-los um pouco, limar-lhes as arestas para que um problema maior não se instale e alastre por toda a casa. A verdade é que no meio da tempestade acende-se sempre um farol e, como a união faz a força, a família Machado consegue dobrar o cabo das tormentas e descobrir um mar tranquilo de cores bonitas e suaves como os quadros da Teté.
O futuro casamento da Maria, a exposição de retratos, o programa de televisão baseado num trabalho que a Mónica fez para o jornal da escola, o plano genial da Mariana para o fim de semana de Carnaval, e ainda a vida conturbada do Rafael, um mini jogador de futebol treinado pelo Miguel, são tudo peças do mesmo puzzle. Vamos construi-lo página por página? Toca a ler!
quinta-feira, 24 de maio de 2012
num blogue - sobre o livro da Margarida
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Capa do novo livro
terça-feira, 15 de maio de 2012
Ilustrações dos Reguilas da Mata
sábado, 5 de maio de 2012
Agenda de Maio e Junho
8 – Centro escolar de Ílhavo
8 – Centro escolar de Ílhavo
11 – Escola dos Quatro Caminhos, Figueira da Foz
13 – Feira do Livro – Leya (das 16h às 19h)
14 – Jardim Escola João de Deus, Entroncamento
15 – Liceu Pedro Nunes, Lisboa
17 – Santarém
22 – Soure – Agrup escolas Martinho Aires
25 – EB23 Febo Moniz, Almeirim
28 – Jardim Escola João de Deus, Viseu
31 – Braga – Escolas e Biblioteca Municipal
3 – Lourinhã – Feira do Livro
5 – EB23 Proença-a-Nova
6 – Escola de S. Miguel e Instituto Politécnico da Guarda
3 – EB1 Frei Luís de Sousa
3 – Externato Europa, Cascais
6 – Feira do Livro de Lisboa – Babel e Estampa (17h e 18h)
9 – EB23/S Murtosa - Escrita Criativa
10 – EB 23 do Viso, Viseu
13 – Feira do Livro – Leya, a partir das 16h
15 – 18h30 Lançamento do livro Saber ao Certo (CES, Picoas Plaza)
17 – Esc Sec Jorge Peixinho, escrita criativa
22 – EB 23 Carregosa
23 – EB1 Areia, Mindelo (manhã)
23 – EB1 Modivas (tarde)
24 – EB1 Facho (manhã)
24 – EB1 Real Vilar do Pinheiro (tarde)
25 – EB1 Carvalhal e EB1 Igreja, Vila Chã (manhã)
25 – Centro Escolar de Lagruje (tarde)
26 – Bertrand Braga
28 – EB23 Alto dos Moinhos
29 – Escolas em Lisboa
29 - 17h30 - Contos EB23 Miguel Torga, Amadora
30 – Colégio Monte Maior, escrita criativa
31 – Colégio Pedro Arrupe
5 - Escola da Encarnação
6 - Escola no Lumiar
12 - Escolas de Leiria com Livraria Arquivo
14 - Colégio Monte Maior, escrita criativa
quinta-feira, 3 de maio de 2012
os nossos leitores
Não podíamos deixar de partilhar!!!
De Fátima Dias:
Já li muitos livros, mas nunca tinha encontrado o meu preferido. Esta coleção está a ser fantástica, ainda só li o livro: Mónica uma Montanha de emoções, e já estou a adorar. É incrível como estas autoras conseguem escrever aventuras tão parecidas com as reais. Pela primeira vez, ganhei vontade de ler o livro, de descobrir o livro e ver a magia que ler tem.
domingo, 15 de abril de 2012
numa frase...
Esta coleção fez-me aprender a gostar de ler. Os meus parabéns!!!
Que bonito!
Obrigada, Diogo
sexta-feira, 13 de abril de 2012
domingo, 8 de abril de 2012
As mensagens...
"Olá! :) Penso que não se lembram de mim... sou a Maria, aquela leitora chata que vos deixa comentários enormes cada vez que lê um livro, ahah. Bom, queria dizer que já li todos os volumes e mil palavras não chegariam para expressar a quantidade de emoções que surgem em turbilhão cada vez que leio uma frase ou acabo um capítulo, porque simplesmente cada livro é um conjunto muitíssimo bem organizado de conhecimento, dedicação, amor, amizade e muito mais.
Queria agradecer-vos por fazerem do meu tempo livre um período de tempo interessante e motivador, que me incentiva a escrever melhor, a desenvolver a minha mente e a ler bons livros.
P.S. Escrevem fenomenalmente! :D
Beijinhos, Maria."
Conseguem imaginar como nos sentimos? Pois... É isso mesmo!
domingo, 1 de abril de 2012
E mais outra...
Os 7irmãos já fazem parte de nós... quando damos conta, já conhecemos cada palavra, gesto ou reação descrita em cada um dos livros, pois afinal já lá vão 7!
Temos todos que admitir que esta coleção é única e absolutamente fantástica! Nunca parem, nunca mesmo, prometem?
Um grande (mesmo grande!) beijinho para as duas!
Mariana
sábado, 31 de março de 2012
Uma mensagem que nos deixou felizes!
Nunca me canso de ler os vossos livros vezes sem conta... Sou absolutamente viciada nos 7irmãos, já li todos e alguns até mais que uma vez, e é claro que a Margarida não foi excepção!!
É incrível como me conseguiram cativar desta maneira!
Eu dantes odiava ler, odiava mesmo, achava que um monte de letras todas juntas não me podiam dizer nada, e foi com a vossa colecção que eu comecei a perceber a magia dos livros, consegui perceber a felicidade que é ter um livro nas mãos sabendo que esse livro e que todos os livros têm uma história para contar, uma história que vai certamente ajudar-nos também a escrever a história que é a nossa infância, a nossa adolescência, a nossa vida!
Porque no fundo a nossa vida é uma pequena grande história!
E a vossa colecção só me fez despertar para o mundo dos livros o mundo da magia! Sem vocês eu provavelmente estaria a perder uma parte muito importante da minha vida!
E eu agradeço-vos do fundo do coração por isso!
Muitos beijinhos
Nono tv
Nós, Margarida e Maria João, é que temos de vos dizer - obrigada por estarem nesta família connosco! Um grande beijinho, Nono
sexta-feira, 23 de março de 2012
Em Lisboa - em torno da escrita
segunda-feira, 19 de março de 2012
As cartas!
(do livro)
E tu? – perguntamos nós. – Que carta escreverias a alguém muito amigo? A alguém assim especial?
Queres enviar a tua carta (em papel, com selo, com a tua letra) para que possamos pô-la no blogue exactamente como a escreveste?
Não escrevas mais do que uma página A5, para ficar bem no blogue. E também não precisas de dizer a quem estás a escrever – se preferires, esse será o teu segredo. Mas escreve uma carta especial a um amigo especial…
Aqui fica o enderço:
Ao c/ de Rosário Araújo
Rua Cidade de Córdova, 2
2610 - 038 - Alfragide
Nós também te deixamos esta carta… é para ti!
Querido leitor / Querida leitora,
Desde o primeiro momento, quando ainda estávamos a imaginar esta colecção, lembrámo-nos de ti. Queríamos e queremos que estes livros te deixem a sorrir, a sonhar, a pensar, que te ajudem a perceber as coisas e a saber que há muitas formas de lidar com o mundo.
Estes livros são para ti, sempre foram. Escrevê-los é, para nós duas, um enorme prazer, e podes ter a certeza – os nossos leitores são nossos amigos.
Sempre que sorrires e te comoveres, nós ficaremos felizes. Sempre que pensares e tomares posições importantes para ti e para os outros, ficaremos orgulhosas. Sempre que um livro, desta colecção ou de outra, fizer de ti uma pessoa mais forte, ficaremos com a certeza de que, com a tua ajuda, o mundo vai ser melhor!
Um grande beijinho
Margarida e Maria João
domingo, 4 de março de 2012
Queremos saber!!!
Quem aceita o desafio?
É por AQUI!!!
Foi o nosso Pedro Caetano Carvalho que o fez, como já devem ter adivinhado... Não é incrível?
Beijinhos, Pedro
sexta-feira, 2 de março de 2012
agenda de março!
dia 3 - Biblioteca Municipal de Mangualde
dia 5 - eb23 de Cruz de Pau
dia 6 e 7 - Escolas de Castelo Branco
dia 8 - Escola Dr Afonso R Pereira e Biblioteca Municipal de Setúbal
dia 9 - eb23 Guia, Pombal
dia 12 - eb23 Figueira da Foz
dia 13 - Escolas de Santarem
dia 14 - Santa Maria da Azóia
dia 15 - Centro Escolar Melides e Carvalhal
dia 16 - eb23 júlio Brandão
dia 19 - Lançamento de "Margarida muda de escola" no Col. S. João de Brito (a confirmar)
dia 20 - eb23 Penacova
dia 21 - eb1 Agro Velho - Póvoa do Varzim
dia 22 - Biblioteca Escolar de Vouzela
dia 23 - A Ver o Mar - Póvoa do Varzim
dia 10 - Curso Padrão dos Descobrimentos (tarde)
dia 14 - Colégio Marista de Carcavelos
dias 15 e 16 - Escolas de Vagos
dia 17 - Curso de Escrita Dolce Vita Porto
dia 19 - Lançamento de "Margarida muda de escola" no Col. S. João de Brito (a confirmar)
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
De parabéns... claro!
Não ganhámos o Prémio Autor, mas ganhámos a nomeação e a hipótese de explicar aos mais graúdos (porque os nossos leitores já o sabem!) que estes livros falam do crescimento, das emoções, das aventuras e desventuras dos adolescentes, de afecto e de valores. Obrigada à SPA, a todos os nossos leitores, a todos os professores que se têm batido por esta colecção, à nossa querida editora, Rosário Alçada Araújo, e a toda a equipa da Oficina do Livro - Leya que nos tem acompanhado neste projecto. Estamos de parabéns!
Não resistimos a publicar aqui o 1º comentário a esta mensagem:Estão mesmo de parabéns..! Para dizer a verdade, sempre tiveram! Para nós, leitores (e acredito que todos concordam...!) vocês sempre fizeram um excelente trabalho! Não é só de hoje que recebem "PARABÉNS"! Vocês merecem parabéns não só pelo "Manuel e Mariana numa curva do caminho", como pela "Maria, os segredos da irmã mais velha", "Miguel nunca desiste", "Mónica, a maria-rapaz", "Maria atravessa o Atlântico", "Mariana e Manuel, gémeos em sarilhos", "Miguel contra-ataca", "Mónica, uma montanha de emoções" e pela "Margarida muda de escola"!! Todo o vosso trabalho é nos entregue directamente para o coração e, lá, ocupa um lugar muito especial! PARABÉNS! Vocês são as melhores! Agradeço-vos, em nome de todos os FÃS 7 IRMÃOS, por tudo!!!!! :D Tal como tantos outros leitores vos disseram: "NUNCA DEIXEM DE ESCREVER...!".
Abraço,
Pedro Caetano Carvalho
Obrigada, Pedro!
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Colecção 7 Irmãos nomeada para Prémio Autores 2012
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Margarida Muda de Escola - a capa e a sinopse!
A Margarida vai para o 5º ano numa nova escola e é lançada, de repente, num mundo de gente crescida, ou quase… Mas depressa vê ruir todas as expectativas: o recreio é grande de mais, os professores são muitos e deixam-na baralhada, não conhece praticamente ninguém. E o pior, para a 6ª filha da família Machado, vai ser a troça de que é alvo por parte de certos colegas. Ao longo do 1º período, a Margarida percebe que odeia a nova escola, e que a única hipótese que lhe resta é fugir, preparando uma embrulhada de tal forma tola, que nem ela própria sabe como resolver: zanga-se com a Laurinha, a sua melhor amiga de sempre, a Alice adoece, e desaparece-lhe o conteúdo inteiro do cacifo. Tudo acontece à pobre Margarida, que até tem o azar de, num dia especial, ver a sua cabeça habitada não só por pensamentos, mas por uma colónia inteira de piolhos que a obrigam a mudar de planos. No meio de um caso de detectives, a Margarida tem de aprender a viver com um feitiço desconhecido que de repente se vira contra o feiticeiro e a faz perceber o significado da palavra saudade.