quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Maria, os segredos da irmã mais velha


Maria, Os Segredos da Irmã Mais Velha
A Maria tem quinze anos e é a mais velha de seis irmãos. O seu dia-a-dia está cheio de acontecimentos. Da escola ao ballet, passando pela vida familiar e pelos programas com os amigos, a Maria vive intensamente cada momento ao mesmo tempo que vai aprendendo a conhecer-se a si mesma e aos outros.
Se tudo isto já é por si só um grande desafio, a vida torna-se ainda mais complicada quando, a meio do ano lectivo, um novo colega – o João Pedro – se junta à Escola Martim Moniz. Ele é tímido e discreto, mas a sua presença marca a vida da Maria e leva-a a perguntar-se: “Será que me apaixonei mesmo a valer?”
No entanto, esta situação não agrada a todos, principalmente ao Hugo, que fará tudo para os separar.


25 comentários:

  1. foi o primeiro que li, foi o livro que me fez descobrir a paixão que tenho por esta coleção,adoro cada irmão mas este livro fica num cantinho especial do meu coração,pois foi o começo de tudo estou a adorar reles a coleção é incrivel so me falta o livro:Margarida em apuros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, és uma super-leitora!!! Que bom, deixas-nos mesmo muito felizes.
      Um grande beijinho para ti
      Margarida e Maria João

      Eliminar
  2. Adoro esta coleção... Este livro foi o primeiro que li, e que, para mim, que o mundo era muito pequeno, pois só tenho dez anos, me fez despertar para o mundo real!
    Adoro cada irmão, cada um pelas suas características, o sentido de responsabilidade da Maria, a combatividade do Miguel, o espírito de aventura da Mónica, a turbulência da Mariana, a inteligência do Manuel, o desafio constante que é a Margarida... E a minha querida Madalena, para mim é a minha personagem favorita, é muito engraçada, cómica, por vezes asneirenta, mas muito carinhosa... Adoro a família Machado!!! Faço tudo por ler estes livros!
    Dou MUITOS PARABÉNS às duas escritoras, Maria João Lopo de Carvalho e Margarida Fonseca Santos, um grande beijinho para vocês!!
    A vossa maior admiradora,
    Maria Inês Rosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Inês, vamos fazer um post com o teu comentário. Muito obrigada, deixaste-nos muito felizes, como deves imaginar...
      Um enorme beijinho de nós duas

      Eliminar
  3. Hoje foi um dia fantástico.A minha segunda escritora preferida veio à minha escola.A Maria João Lopo de Carvalho.A vida dela é fantástica eu até já tenho um autografo dela!Como este é o livro 1 eu gostava de o ler primeiro.Ao inicio achei que se experimentar ler algum livro destes ia ser uma seca mas quando a escritora chegou à minha escola disse que a que gostou muito de escrever o livro dos 7 irmãos e como eu confio nela vou pedir a uma amiga minha para me emprestar livro.Beijos da Ana da escola da

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Olá, querida Ana! Ainda bem que gostaste da sessão. Temos a certeza de que vais adorar o livro. Depois conta-nos como foi!
      Um grande beijinho para ti

      Eliminar
    2. Muito obrigada

      Eliminar
  5. Como vos prometi já li este livro e acho que é um livro com muito potencial.A minha personagem preferida dos sete irmãos é a Maria e acho que ela faz um casal perfeito com o João Pedro apesar de na quinta dele a Maria ter caído do cavalo. Também vou pedir à minha amiga Sofia para me emprestar o livro Maria Atravessa o Atlântico acho que deve também ser giro e divertido como todos os outros. Beijinhos da Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana, esperamos que gostes tanto como do 1º!
      Um grande beijinho nosso

      Eliminar
    2. para vocês também e tenho uma pergunta posso desabafar com vocês quando precisar?

      Eliminar
    3. podes, só que fica visível, certo?

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  9. mariajoãopessoamota18 de março de 2016 às 19:36

    Boa noite.Olá já li este livro foi interessante e é quase igual à minha!Eu tive um namorado (que ainda tenho) que é me muito fiel e muito querido.Sempre o adorei mas uma miúda chamada Gabriela anda-se a atirar a ele e eu nestes tempos ando com uns ciúmes que nem querem imaginar mas ele disse-me que adora-me e que nunca me iria trocar por aquela parva da Gabriela.Mas isso também não interessa neste momento , interessa é que vocês as duas são umas óptimas autoras e que escrevem livros fantásticos como mais ninguém escreve.BJS da vossa fã número 1.(Eu até já tenho um autografo da Maria João Lopo de Carvalho!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria João!
      Obrigada, ficamos mesmo contentes por saber que te identificas com o livro e que gostas de ler! Um grande beijinho nosso para ti

      Eliminar
  10. mariajoãopessoamota20 de março de 2016 às 19:46

    Muito obrigada.(Já estou a começar a ler Mónica a Maria-rapaz)

    ResponderEliminar
  11. mariajoãopessoamota21 de março de 2016 às 20:10

    Não é para me gabar mas desde que aprendi a ler (como a minha professor dizia) eu tenho um enorme potencial par ler e que ganhei o concurso de melhor leitora da minha escola.E para informação foi uma amiga minha (também muito dedicada à leitura)organizou o concurso.

    ResponderEliminar
  12. mariajoãopessoamota21 de março de 2016 às 20:11

    À esqueci-me dos vossos bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns, parabéns! Deves estar tão contente... Boa! Nós ficamos muito orgulhosas de ti.
      Um grande beijinho para ti

      Eliminar
  13. Muito obrigada.E outro muito obrigada por fazerem o que fazem.

    ResponderEliminar
  14. mariajoãopessoamota23 de março de 2016 às 19:16

    Para vocês também.

    ResponderEliminar