terça-feira, 9 de junho de 2015

Sugestões de leituras - Margarida Fonseca Santos

Aqui ficam alguma ideias de livros da
Margarida Fonseca Santos


João e Pedro debatem-se com vários problemas para resolver. Porque será que o João bate em Pedro? E porque será que Pedro não pede ajuda? Ou será que ambos estão a precisar de alguém que os ajude a pensar melhor sobre o assunto?
Numa escrita de sonoridade ritmada, a par com uma ilustração que transcende e dá força ao texto, os leitores são envolvidos na história e chamados a refletir sobre o papel do diálogo e da amizade, ingredientes-chave para resolver situações de violência entre crianças.
Dá a volta à violência (incluído no DVD) pretende, de forma lúdica, levar os pequenos leitores a compreender e a adotar comportamentos que permitam prevenir e ultrapassar situações de violência, contribuindo assim para uma sociedade mais livre e responsável.

A Zero a Oito tem o prazer de apresentar a sua mais recente coleção Histórias nada Tradicionais, escrita por Margarida Fonseca Santos, uma das autoras portuguesas mais referenciadas no PNL e dona de uma das escritas mais criativas em Portugal. Os dois títulos lançados, Tinóquio e Branca e os 7 pirilampos, combinam as personagens, os ambientes e os pormenores mais fantásticos de sempre, com uma linguagem simples e ritmada, e ilustrações cheias de cor e detalhe. 
Um Castor de madeira, a quem cresce o nariz depois de cada mentira, ou uma Libelinha, sujeita às malvadezas das irmãs e acolhida depois por 7 pirilampos, parecerão, à primeira vista, histórias já contadas e sobre as quais não haveria mais nada a dizer… Mas não é bem assim!
Estas duas aventuras cheias de enredos e de muito humor reinventam os clássicos, tão conhecidos do público de todas as idades.


Chegou mais um verão, e com ele as tão esperadas férias grandes. Daniel está ansioso por ir para S. Pedro de Moel, onde espera reencontrar alguns amigos que fez no ano passado. Mas este verão reserva-lhe uma surpresa inacreditável, a maior de todas que alguma vez se possa imaginar: um amigo novo que vem, imagina! do mundo dos sonhos e que tem a forma de um belíssimo peixe azul!
Não, a sério, eu garanto-te que o Daniel não está louco, nem a sonhar, ou melhor, ele na verdade sonhou, sonhou com o peixe azul, que agora está cá fora, no mundo real, e passeia-se, feliz da vida, como se nadasse no ar, pelo quarto do Daniel. Quando está contente até lhe faz umas coceguinhas na cara com as suas fantásticas barbatanas azuis.
Já sei, estás a pensar: «Mas assim já conheço a história toda e nem vale a pena comprar o livro!» Não é verdade. Eu só te contei o início das aventuras que o Daniel vai viver neste verão. O Peixe Azul é apenas o começo de uma espantosa série de peripécias que vais poder descobrir neste livro! Nem vais acreditar!

Sem comentários:

Publicar um comentário